• Iniciar
  • Registo
X FECHAR
REGISTO
Carregar...
X FECHAR
INICIAR SESSÃO
Carregar...
X FECHAR
RECUPERAR PALAVRA-PASSE
Carregar...

Nutrição

8 Remédios Naturais

Nutrição

Sabia que 6 em cada 10 portugueses morrem de cancro, acidentes vasculares cervraus (AVCs) e enfartes O risco médio de doenças cardiovasculares de um homem que come carne, ovos e produtos lácteos é de 45%, e de 15% para um homem que se abstém de comer carne. Contudo, o risco para um vegetariano que se abstém de carne, ovos e produtos lácteos é de somente 4%.

O risco de cancro da próstata, mama e cólon é 3 a 4 vezes mais elevado em pessoas que consomem carne, ovos e produtos lácteos, quando comparados com os que ingerem com moderação ou não os consome. Além disso, as mulheres vegetarianas têm ossos mais fortes e menos fraturas, e perdem menos massa óssea com a idade.

Porque são os vegetarianos mais saudáveis?

Uma alimentação vegetariana equilbrada é, normalmente, mais pobre em colesterol e gorduras saturadas. As hortaliças, leguminosas, oleaginosas e cereais são ricos em fibras e outras substâncias naturais - fitoquímicos - que nos protegem contra o cancro e infeções.

Para além disto, os vegetarianos estão menos expostos a alguns tipos de vírus, bactérias e outras substâncias implicadas no aparecimento de doenças como o Cancro, BSE (Encefalopatia Espongiforme Bovina, mais conhecida como 'Doença das vacas loucas') e a Gripe das Aves.

Outros hábitos de vida saudável são também mais frequentes em vegetarianos. Entre estes destacam-se o exercício físico, não fumar e não beber bebidas alcoólicas.

Uma opção saudável!

A Organização Mundial de Saúde recomenda que se consuma pelo menos 500g de frutas e vegetais por dia, incluindo pelo menos 30g de leguminosas, oleaginosas e outras sementes.A ingestão regular de frutas, vegetais e cereais integrais oferece uma proteção significativa contra o cancro e as doenças cardiovasculares.

Ser vegetariano é hoje uma opção saudável para cerca de 200 000 pessoas em Portugal e para muitos milhões noutros países. Considerados, há tempos, como fanáticos da nutrição, ou hippies, os vegetarianos são, hoje, muito respeitados. Nos Estados Unidos da América, por exemplo, existem mais de 16 milhões de vegetarianos.

Povos vegetarianos, como os Hunzas dos Himalaias e os Adventistas do Sétimo Dia, que se mantêm saudáveis e activos apesar da sua longevidade, contrastam nitidamente com a curta média de vida dos Inuítas tradicionais (Esquimós), que dependem largamente do que caçam e pescam.

Esta é uma área de atualização permanente.
Consulte regularmente este espaço para saber as últimas novidades sobre este tema.